20091204

Vacina contra pneumonia

Vacina contra pneumonia entra no calendário nacional e SUS terá maior cobertura a partir de 2010

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta semana, a introdução da vacina contra pneumonia no calendário oficial do Ministério da Saúde a partir de 1º de janeiro do próximo ano. O Programa Nacional de Imunizações vai oferecer 13 milhões de doses da vacina, que também protege contra a otite e a meningite bacteriana. A vacina é aplicada em uma dose única e a expectativa é evitar 1.500 mortes de crianças por ano com a vacinação.
"A vacina contra o pneumococo vai evitar milhares de mortes de crianças pelo pneumococo que causa otite, pneumonia e outras doenças graves. É uma vacina que hoje no mercado custa 500 reais em média e vai estar disponível gratuitamente para toda a população brasileira", declarou o ministro.
O Ministério da Saúde vai priorizar as crianças maiores de dois anos de idade, devido ao fato da vacina não ser eficaz em crianças abaixo desta idade. Ainda de acordo com o Ministério, pessoas que sofrem hipertensão arterial pulmonar, dor nas articulações ou púrpura trombocitopênica, um tipo de doença que diminui o número de plaquetas no sangue, vão receber tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cobertura se estende desde os estágios iniciais até os mais avançados. A decisão do Ministério foi publicada no Diário Oficial da União desta semana.
O SUS também ampliou o atendimento para outras 28 doenças, como esquizofrenia, asma, mal de Parkinson e osteoporose. A partir de agora, sobe para 79 o número de doenças que exigem cuidados especiais e que terão atendimento integral e gratuito. Segundo o diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento, o SUS aumentou em 326 milhões de reais o financiamento para a compra de remédios usados no tratamento dessas doenças.
Autor:Comunicação Minas Saúde

Nenhum comentário:

Traduzir, Translate, Traducir, 翻訳する, Переводить, Tradurre, Traduire