20091210

Antes de arrumar as malas, atenção à saúde

 Fique atento!
Com a chegada das férias, milhões de brasileiros se preparam para viajar. Entre os preparativos, um cuidado fundamental que muitas vezes é deixado de lado: a atenção à saúde. E, dependendo do destino, a prevenção e o primeiro passo para garantir a saúde dos turistas. A vacina evita muitas doenças presentes em algumas regiões do país.
Turistas com destino para regiões de matas e áreas de risco de transmissão – estados do AC; AM; AP; DF; GO; MA; MG; MS; MT; PA; RO; RR; TO; municípios dos estados do PI; BA; ES; SP; PR; e RS – devem providenciar a vacinação contra a febre amarela. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Tânia Brant, essa precaução é fundamental, já que a doença silvestre, que está espalhada nos estados citados acima, pode provocar a morte de pessoas.
“Entre as pessoas que adoecem de febre amarela, que conseguimos diagnosticar, 50% vem a óbito”, afirmou Brant. A vacina contra febre amarela é disponibilizada pelo SUS gratuitamente e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. A vacina tem efeito de 10 anos.
Mas não é só a febre amarela que pode ameaçar os turistas. Por isso, as autoridades de saúde alertam que é preciso manter a carteira de vacinação sempre em dia. Para os adultos significa se proteger de doenças como tétano, difteria, sarampo, caxumba e rubéola. Essas vacinas são disponíveis gratuitamente nos postos de saúde.
Outras recomendações aos turistas são: evitar dormir ao ar livre, em acampamentos barcos ou em habitações precárias sem proteção contra mosquito e utilizar roupas que protejam contra picadas de insetos: como mangas compridas, calças e sapatos fechados. Em regiões infestadas por carrapatos – RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA e TO – usar roupas claras, prender a barra da calça nas botas com fita adesiva e examinar o corpo cuidadosamente a procura dos carrapatos, retirando-os com o auxílio de uma pinça ou luva. (Autor:Comunicação Minas Saúde)

Nenhum comentário:

Traduzir, Translate, Traducir, 翻訳する, Переводить, Tradurre, Traduire