20091023

Mobilização nacional em prol da saúde da população negra

  

         Teve início, nessa semana, uma série de atividades favoráveis à implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e contra o racismo no setor de saúde brasileiro. Com o tema “Racismo faz mal a saúde: Política de Saúde da População Negra Já!”, a mobilização é liderada pelas redes nacionais de controle social e saúde da população negra, religiões afro-brasileiras e saúde e diversas entidades. As ações acontecem em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o apoio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia – Nações Unidas, Brasil e do Fondo para el Logro de los DOM (MDG F). 

         No dia 27 de outubro será feita uma grande mobilização nacional em prol da saúde da população negra. A atividade conta com o apoio do Conselho Nacional de Saúde que, por meio da Comissão Intersetorial de Saúde Integral da População Negra, vem acompanhando o andamento da Política Nacional e reivindica a sua execução de fato. 

         Alguns dados do Ministério da Saúde confirmam a importância da campanha. A hipertensão arterial específica da gestação (eclâmpsia e pré-eclâmpsia) e o aborto são as causas mais frequentes de morte materna no Brasil, principalmente entre as negras. O risco de morte por tuberculose é 63% maior entre negros do que entre brancos, assim como as crianças negras, com menos de um ano de idade, têm 43% mais chance de risco de morte por doenças infecciosas do que crianças brancas da mesma faixa etária. 

         A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi aprovada há três anos e pactuada entre as três esferas de governo em abril de 2008. Porém, ainda não é considerada uma prioridade por gestores estaduais e municipais. O objetivo da campanha é garantir o financiamento e os recursos necessários à implementação da política, de forma a prevenir e tratar as doenças que mais atingem a população negra, e destacar a necessidade de atender de forma diferenciada às populações quilombolas e pessoas com doença falciforme.  


Participação popular 


       A ideia do evento é promover encontros entre movimento sociais, gestores e profissionais de saúde, de forma a garantir que as necessidades e demandas da população negra sejam contempladas e, desse modo, lutar por uma sociedade mais justa e democrática. 

         A expectativa é reunir no próximo dia 27 dezenas de pessoas nas unidades de saúde, hospitais, maternidades, espaços religiosos e organizações não governamentais para debater a questão do racismo e sua relação com saúde, além de informar a população negra sobre seus direitos.  

         Mais informações sobre o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra podem ser obtidas no endereço www.redesaudedapopulacaonegra.blogspot.com    

Nenhum comentário:

Traduzir, Translate, Traducir, 翻訳する, Переводить, Tradurre, Traduire