20091126

Caravana Nacional em Defesa do SUS

CNS promove Caravana Nacional em Defesa do SUS


O Conselho Nacional de Saúde realizará, no dia 8 de dezembro, a Caravana Nacional em Defesa do SUS. Trata-se do encerramento do evento que percorreu o país ao longo de 2009 com o debate central na defesa do SUS como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade e Complexo Produtivo da Saúde no SUS.

A expectativa é reunir representantes de todo o país entre conselheiros de saúde, movimentos sociais, gestores, prestadores, parlamentares, estudantes e sociedade em geral, das 9 às 18 horas, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília-DF.

A programação da Caravana Nacional contempla um Ato Político, uma apresentação do que foi produzido ao longo das Caravanas Estaduais, bem como a entrega do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS ao Vice-Presidente da República, José de Alencar.

Os interessados em participar poderão fazer um pré-credenciamento no site do CNS, ou, ainda, se inscrever no local do evento no dia 8 de dezembro.



Histórico


A Caravana em Defesa do SUS, com o tema “Todos em Defesa do SUS”, foi promovida pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass e Conasems e Movimentos Sociais e fez parte da agenda política do CNS, aprovada para o ano de 2009.

O lançamento oficial da Caravana aconteceu no dia 12 de março, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diversos parlamentares, representantes dos gestores, trabalhadores e movimentos populares. A partir de então, foram realizadas 23 Caravanas nas capitais brasileiras, sendo que quatro Estados não tiveram seus eventos regionais por contratempos como a pandemia da Influenza A, por exemplo.

A programação em todos os Estados contemplou um Ato Político de Abertura da Caravana, com a presença de diversas autoridades, e o painel que tratou dos avanços e desafios do SUS e da 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. Também fez parte do evento os debates acerca dos avanços e desafios de cada Estado e o painel “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”.

Informações:

Data: 08 de dezembro de 2009
Local: Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – Av. W5 Sul - SGAS 902, Bloco C, em Brasília-DF.
Horário: 9 às 18 horas


Programação:

9h – Ato Político de Abertura

9h30 – Apresentação do vídeo: Caravana Nacional em Defesa do SUS

10h às 11h – Apresentação do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS;

Expositores: Francisco Batista Júnior – Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Debatedores: CONASS
CONASEMS
SGEP/MS

11 às 13h - Debate

13h00 às 15h00 – Almoço

15h – Ato Solene de entrega do Documento da Caravana Nacional em Defesa do SUS ao Vice-Presidente da República

18h00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Traduzir, Translate, Traducir, 翻訳する, Переводить, Tradurre, Traduire