20091218

Gripe H1N1 em áreas indígenas

Atenção redobrada na gripe H1N1 em áreas indígenas

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) confirmou os primeiros casos de Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 na área indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho, precisamente no Polo-Base de Guajará- Mirim (Rondônia) e Humaitá (Amazonas).

Após a ocorrência de dois surtos no Dsei, a Funasa enviou amostras coletadas para o laboratório de referência nacional em São Paulo, Adolfo Lutz . Destas, 6 foram positivas para H1N1, 3 casos em cada Pólo.

O Dsei Porto Velho está intensificando as ações de monitoramento nas áreas indígenas acometidas, com equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, no intuito de identificar precocemente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e iniciar o tratamento com a medicação específica em tempo oportuno. Essa estratégia de vigilância foi acordada em reunião do Dsei com a vigilância epidemiológica do estado, dos municípios e conselhos locais e distritais de saúde indígena.

Foram enviadas, pela Funasa, 500 cestas de alimentos em caráter emergencial, doadas pelo MDS, para serem distribuídas nas áreas sob suspeita ocorrência da doença, visando um melhor aporte nutricional para a população.

O Dsei Porto Velho participou no início de dezembro da Capacitação em Vigilância Epidemiológica da Influenza, realizada em parceria do Departamento de Saúde Indígena (Desai) e a Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde (SVS-MS).

Nenhum comentário:

Traduzir, Translate, Traducir, 翻訳する, Переводить, Tradurre, Traduire